Só para raros.

[Entrada ao preço da razão]

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Amaranto


“Tumbleweed, you are just a boy, with a bottle of wine trespassing your head, dealing with the fermentation of your decaying neurons”, lia-se na faixa negra amarrada ao pulso, amargo lembrete.

Mas, olhou as folhas ao redor e recordou porque subiu, porque desceu, da videira: lampejos de encantamento; riscos no firmamento – estrelas cadentes encantadoras rabiscando de um azul muito peculiarmente escuro, cianesco, um breu que enche a dita alma de exasperação; momentos de sentido. Gotas espessas de prazer hedonista inédito e inaudito. A chuva molhando o rosto com cheiro de relva que lembrava a Toscana italiana, mas eram apenas as Minas Gerais brasileiras. Contos breves, mas de genialidade ímpar, daqueles que voltam à mente aos 80, 90 anos, justificando que, também por isso, a vida valeu, de alguma forma, a pena. Alguns chamam – clamam – tratar-se de feroz e veraz paixão, daquelas fugazes que duram exatos trimestres, segundo especialistas, mas.

Paremos aqui. Rabiscados, riscados, os céus já jazem, marcados pelas nuvens do mal. Do errado. Do púrpuro. Do pecaminoso. Do mal be(c/m), gelado, derretendo taninos sobre a complexidade dos gostos e cheiros e memórias e texturas de tardes e noites que teimam em reamanhecer – e, sem precisar, parecem dever acabar. Ao fim e ao cabo, nas profundezas desses momentos, únicos de sentido, para além das convenções que tentam regular, proibir, definir por quê e pelo quê estamos aqui nesse planetário chamado terra, lembramos que estamos apenas visitando, como ondas, apenas quebrando e fazendo alguma espuma salgada, quebrando alguns minérios para alimentar a vida, tentando retirar, dar, e aproveitar o máximo dessa experiência que esse firmamento já riscado – por alguma razão que nos foge, nos escapa – nos deu. Nós somos Deus. Se não isso, bem, nada disso – mesmo adicionando-se a manteiga derrentendo sobre o pão na luz nublada da manhã, o abraço frio, os filhos indesejados, o gato doente, os olhares desviados ou de soslaio –, nada, faz qualquer sentido.

Mas talvez assim que deva ser.

Daqui a alguns anos, poderá ou não haver novo alinhamento planetário, donde se verá um terrível e maravilhoso choque que novamente a tudo destruirá em nome do Belo, da Beleza – alguns chamam Arte. Ou então, uma grande e pesada sombra que incitará reais e legítimas dúvídas sobre as possíveis realidades bandeirescas paralelas, que teimam em nos lembrar de tudo que poderíamos ter sido, tudo que poderíamos ter vivido – e não fomos – e não vivemos nssa coleção de frações de segundos com ou sem sentido que acumulamos em sete, oito décadas, não mais. Tudo em nome do firme firmamento que nos cerca e cerceia. Se existem multiversos – como cada vez mais creio existir –, dois seres, líquidos como o amor de Bauman, seguem sendo misturados em cada becker ensejando instáveis e explosivas reações químicas, donde cada interação altera seus átomos originais, gerando energia e calor no processo. O resultado só é conhecido nessa outra dimensão – mesmo que influenciado pelo que ocorreu nessa, seguindo-se algumas teorias correntes.

Embotado como nunca, sei que, por incontáveis razões, não estarei aqui por muito tempo. Como crianças presas em corpos grisalhos, enrugados ou botoxados, seguimos silentes, tentando à alguma maneira, sem entender, ver como e o que devemos fazer para sorrir e voltar a sentir, de forma simulada, projetada, todos os aromas daqueles vinhos nunca sorvidos, nunca plenamente compreendidos, nunca completamente engolidos, digeridos, revolvidos à língua. Ah, o nariz, o retrogosto, por tanto tempo ansiados, por ora cuspido neste profundo recipiente escuro que lembra o dito firmamento que vimos num quadro negro qualquer na infância. Sim, dói um pouco ouvir ressoar seco do eco da saliva batendo ao fundo. Mas, é o que resta: tentar resumir momentos mágicos e singulares em vãs palavras ébrias que jamais conseguirão abraçar o som da respiração ofegante que subitamente se prende ao ver uma estrela cadente riscando – por um instante, uma venda e uma fenda no nosso tempo – o certo-e-errado desse negro céu que aprendemos, de alguma forma – calma, não se assuste – a amar.

Resta fechar os olhos e ver por dentro o espaço sideral, e sonhar com multiversos onde, em algum lugar foi possível extrair muito, muito, muito mais beleza dessa memória poética, bem antes que ela se tornasse kitsch.

Eis que, então, derreto e termino escorrendo por essa amarga grama onde agora repouso meus olhos:

“Quero tempestade....
Recebo vento...
Verto orvalho..
E viro amaranto.
E sigo soprado, para longe de onde vim 
– ainda longe do deserto de sentido que me aguarda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário